quarta-feira, 26 de outubro de 2016

OS PETRALHAS CRITICAM A PUNIÇÃO E APOIAM OS BANDIDOS PODEROSOS?!?!?!






Altamir Pinheiro

Costumo escrever aqui, neste mesmo espaço que, todos nós temos amigos ou pessoas conhecidas que são petralhas descarados ou embutidos, na surdina... Todos sabem que são petralhas descarados, mas eles negam. Costumam começar seus comentos políticos com os dizeres “NÃO SOU PETISTA, MAS...” e em seguida vem uma defesa apaixonada do partido do coração. Mas eles têm vergonha de admitir isso. Essa vergonha, especificamente esse acanhamento em revelar o partido que tanto amam ou o ladrão petista que tanto defendem é uma grande mostra do quanto a gente tinha esses caras em nossas contas e hoje, eles nos envergonham ou seja, sempre foram safados e desonestos, porém, pousavam de moralistas. Na verdade, esses "AMIGOS" só enxergam o que quer ou o que lhes interessa.

POIS BEM!!! Copiando o escritor gaúcho DAVID COIMBRA, que neste campo específico pensa como eu e li e entendi a seguinte compreensão dos fatos em épocas não muito remotas em que, durante toda a minha vida, ouvi o mesmo discurso de amigos e conhecidos. A mesma queixa, feita num tom entre o amargo e o irônico, entre o resignado e o enojado. DIZIAM ELES: o problema do Brasil era a impunidade, os poderosos jamais pagariam por seus crimes e tudo ficaria para sempre como sempre foi. O Brasil não tinha jeito. Esses meus amigos, muitos deles intelectuais, jornalistas, advogados, políticos, quase todos “de esquerda”, esses meus amigos suspiravam pelos países mais desenvolvidos, onde não havia tolerância com quem descumprisse a lei. E AGORA, JOSÉ?!?!?! Será que houve uma mudança no Brasil. Poderosos que descumprem a lei estão sendo investigados, processados e punidos. E aqueles meus amigos agora vão a público para reclamar… da punição. POODE?!?!?!

Há outros juízes, promotores, policiais e funcionários públicos envolvidos, todas “pessoas comuns”, nenhum deles poderia ser definido como um dos “poderosos” dos quais reclamavam meus amigos antigamente. São homens como eu e você, profissionais que estão fazendo apenas o que todos tentamos fazer: eles estão fazendo o seu trabalho. Estão fazendo a coisa certa. Mesmo assim, são criticados por esses intelectuais e pelo mundiçal remelento do bolsa esmola, como também pelas parideiras mineiras do Vale do Jequitinhonha. E é isso que mais entristece, na situação do Brasil de hoje é descobrir que os que criticavam a impunidade dos poderosos não combatiam a impunidade: combatiam “aqueles” poderosos.

Porque hoje, quando os poderosos são amigos deles ou pertencem ao seu partido político do coração ou da estrela, ou estão no mesmo lado, eles anseiam pela impunidade, eles criticam a punição. Lembro desses meus amigos, colegas e conhecidos, tempos atrás. Como poetou o cearense Belchior e cantou a gaúcha Elis, NA PAREDE DA MEMÓRIA, ESSA LEMBRANÇA É O QUADRO QUE DÓI MAIS. MINHA DOR É PERCEBER QUE, APESAR DE TERMOS FEITO TUDO QUE FIZEMOS, AINDA SOMOS OS MESMOS, AINDA SOMOS OS MESMOS. E VIVEMOS COMO NOSSOS PAIS...

PITACO DO BLOG CHUMBO GROSSO: - ISSO É O QUE PODEMOS CHAMAR DE DELÍRIOS DOS IDIOTAS EM QUERER TAPAR O SOL COM A PENEIRA. ACEITO EXEMPLOS QUE ME DESMINTAM...



Nenhum comentário: